Segundo o Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (18) no Brasil são 428 casos confirmados e 4 mortes pelo COVID-19. Em meio a este cenário, o governo e demais instituições já tomaram várias medidas preventivas e contra propagação do vírus. Em Santa Catarina, o decreto Nº515 determinou a suspensão de várias atividades pelo período de sete dias. Neste contexto, no qual não sabemos ao certo o que irá acontecer daqui em diante, o medo de contrair o vírus, pode gerar sintomas de ansiedade.
Então, o que fazer? Como a minha bicicleta pode me ajudar?
Entre as medidas decretadas pelo estado, está a suspensão de circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros. O município de Chapecó por exemplo, acatou as medidas e suspendeu o transporte coletivo do município. E agora, não fui liberado do meu trabalho, como irei trabalhar? Como irei ao mercado ou a farmácia?
Se você não tem carro ou acredita que seja melhor neste momento não gastar com gasolina, a bike pode ser sua melhor alternativa. Mas calma, alguns cuidados devem ser tomados ao pegar sua bicicleta: Vá sozinho, não pare para conversas e compras. Leve sua garrafinha, seus alimentos e suplementos. Nada de competições. E, se possível, use sua própria bicicleta. E não esqueça de higienizar sua bicicleta e seus equipamentos com álcool gel 70% antes e depois de usá-los.
Neste período também é essencial nos mantermos saudáveis e fortalecer nossa imunidade não é mesmo? A prática de pedalar aliada com uma alimentação nutritiva pode ajudar muito você. Sem contar que, segundo o infectologista, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Carlos Starling, ao portal do G1, as atividades ao ar livre são consideradas mais seguras, e estão associadas ao risco menor de contato com outra pessoa infectada.
E não é só isso, está preocupado, com medo disso tudo? Sintomas de ansiedade tem te incomodado? Respire, acalme-se, se possível medite. A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um guia com dezenas de recomendações, dirigidas a diferentes grupos, de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia.
Acesse o conteúdo sobre o estresse causado pela Pandemia, e como você pode se cuidar.
E aí, entendeu tudo certinho? Na falta de transporte coletivo, busque pela melhora da sua imunidade e evite aglomerações. Se puder, fique em casa. Estamos todos juntos!
Veja também
Bienal de Arquitetura para Bicicletas explora como o ciclismo ajudará a definir as cidades do futuro18/Jul/201918/07/19há 1 ano e 6 meses Quinta-feira, 18 de Julho de 201918/07/2019O escritório NEXT architects organizou a segunda Bienal de Arquitetura para Bicicletas como uma mostra de edifícios que transformam as cidades através do ciclismo. Realizada em Amsterdã, a BAB mostra o trabalho de arquitetos de todo o mundo e explora o desenho urbano por meio de projetos sociais, econômicos e ambientais. Ela foi concebida pela BYCS como uma forma de inspirar as......
História da Bicicleta29/Mar/201829/03/18há 2 anos Quinta-feira, 29 de Março de 201829/03/2018O alemão Barão Karl Von Drais pode ser considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele implementou um brinquedo que se chamava celerífero, desenvolvido pelo Conde de Sivrac em 1780. O celerífero construído em madeira......
10º Dia do Pedal Sesc reúne 27.518 pessoas em 28 cidades catarinenses02/Mai/201902/05/19há 1 ano e 8 meses Quinta-feira, 02 de Maio de 201902/05/2019Os tradicionais passeios ciclísticos do Dia de Pedal Sesc, realizados no feriado de 1º de maio, reuniram 27.518 pessoas em 28 cidades catarinenses. Há 10 anos, o evento celebra o Dia do Trabalhador com atividades gratuitas ao ar livre, que......