Aba 1

    

Postado em 29 de Janeiro de 2019 às 11h44

Empresa Amiga da Bicicleta

Notícias (19)

O uso da bicicleta como alternativa de transporte tem se intensificado nos últimos anos. De acordo com o relatório do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana (SIMU) com dados comparativos entre 2003 e 2014 mostra que em 10 anos o uso da bicicleta no Brasil dobrou. Saltou de 1,3 bilhão em 2003 para 2014 com 2,6 bilhões. Entretanto, há muitos percalços devido à ausência de bicicletários e vestiários apropriados nos espaços da cidade, além claro, da falta de incentivo. Dessa forma, o Estado de Santa Catarina no ínicio deste se destacou com a aplicação efetiva da lei Lei Nº 17704 DE 22/01/2019, que cria o selo "Empresa Amiga da Bicicleta" no âmbito das empresas do setor privado do Estado de Santa Catarina. Saiba abaixo como está fundamentada a legislação:

Art. 1º Fica instituído o selo "Empresa Amiga da Bicicleta", a ser conferido a empresas do setor privado sediadas no Estado de Santa Catarina que incentivem seus funcionários a adotar o uso de bicicletas como meio de transporte em seu itinerário de casa ao trabalho e vice e versa.

Art. 2º Para o recebimento do selo "Empresa Amiga da Bicicleta", caberá à entidade:

I - instalação, em suas dependências, para seus funcionários, de bicicletários dotados com paraciclos ou espaços em condições para guardar bicicletas com segurança e funcionalidade;

II - disponibilização de ambiente para a higiene do ciclista, dotados de banheiros com chuveiros, armários e vestiários adequados.

Art. 3º Nos casos de estabelecimentos de empresas de grande porte com fins comerciais e que trabalhem com atendimento ao público, como centros e prédios comerciais, supermercados, shopping centers e semelhantes, poderá ser concedido o selo "Empresa Amiga da Bicicleta", cuja infraestrutura descrita no inciso I, do art. 2º desta Lei, atenderá aos clientes ciclistas, reservado o espaço exclusivo previsto no inciso II do mencionado dispositivo legal em dimensões adequadas ao número de funcionários.

Art. 4º Será criado uma logomarca representativa e o respectivo selo "Empresa Amiga da Bicicleta", obedecendo-se nessa confecção os critérios legais de segurança contra eventuais fraudes e falsificações.

Art. 5º A empresa agraciada com o selo "Empresa Amiga da Bicicleta" poderá utilizá-lo na divulgação de seus produtos, serviços ou material publicitário, física ou eletronicamente.

Art. 6º O selo "Empresa Amiga da Bicicleta" terá prazo de validade de 2 (dois) anos, renovável a critério do órgão responsável pela sua concessão.

Art. 7º O Poder Executivo, a seu critério e conveniência, poderá conceder incentivos fiscais às empresas portadoras do selo de que trata esta Lei.

Fonte: Agência Alesc e LegisWeb. 

Veja também

Dia do Ciclista estimula uso de bicicletas e pede mais segurança no trânsito19/08/19 A data entrou no calendário oficial do Brasil em homenagem ao biólogo brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, enquanto pedalava numa via expressa da capital federal. O propósito é estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de aprimorar e criar novas oportunidades para promover a......
1º Pedala Nova Itaberaba06/05/19 Levar conhecimento sobre bicicletas, trânsito e tudo sobre o estilo de vida que é o ciclismo, esse é o intuito do Pedala, organizado pela Kbikes em Nova Itaberaba no último sábado (04). O Pedal em cidades próximas......

Voltar para Notícias