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Postado em 28 de Agosto de 2018 às 16h28

A escolha dos indivíduos para a sua mobilidade urbana

Segundo a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela ONG Transporte Ativo, 42,9% da população considera ?rapidez e praticidade? o principal motivo para adotar a magrela como modo de locomoção. Em seguida, vêm saúde (24,2%) e custo (19,6%). A escolha dos indivíduos também passa por fatores como, o que se refere a realizar deslocamentos a pé ou de bicicleta, sofre influência do desenho urbano, do tipo de ocupação do solo e da presença de infra-estrutura adequada ou não, calçadas, ciclovias e estacionamentos seguros para as bicicletas.
Valorizando a via como um espaço público e de acesso democrático, e a mobilidade ativa como forma de coesão social, saúde individual e saúde das cidades, da facilitação de acesso ao uso e à aquisição de bicicletas, como por exemplo bicicletas públicas, de aluguel, e esquemas de financiamento para a aquisição das mesmas.
Conforme pesquisa da Abraciclo, realizada em 2017, o Brasil possui 70 milhões de bicicletas. Para alavancar ainda mais o uso da bicicleta como modal de transporte nas cidades, a pesquisa aponta um item básico: o corte de impostos. A campanha #BicicletaParaTodos defende que as bicicletas sejam mais baratas e acessíveis em todo o Brasil para, assim, a mobilidade urbana ser alavancada por deslocamentos mais sustentáveis.
Já quando se fala nos motivos para não andar de bike, o estudo da ONG, Transporte Ativo, aponta que os principais problemas enfrentados pelos ciclistas são a falta de respeito dos condutores motorizados (34,6%), e de infraestrutura adequada, como ciclovias e bicicletários (26,6%).
Investir no uso de bicicletas não significa abrir mão de outras formas de transporte, mas de integrá-las a esses modais, com impacto positivo para todo o sistema de trânsito. Políticas públicas são necessárias para atender as necessidades dos ciclistas.
Não desista da sua magrela!

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